TEORIA DE ERIK ERIKSON


O DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL


Erik Erikson em sua teoria do desenvolvimento psicossocial enfatiza o Ego, diferentemente de Freud que enfatizava mais o Id. Para Erikson o crescimento psicológico ocorre por meio de oito fases, não ao acaso, mas pela interação do indivíduo com o meio em que vive. Para cada fase descrita por Erik, há duas vertentes, uma positiva e outra negativa, ambas importante para o desenvolvimento psicossocial, contudo é essencial que a vertente positiva se sobreponha a negativa e é a forma com que cada fase é ultrapassada que influenciara na capacidade de se resolver os conflitos inerentes à vida.


ESQUEMATIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL SEGUNDO ERIK ERIKSON



FASE 1: Confiança x Desconfiança

  • Idade: de 0 aos 18 meses;
  • Dependência do cuidador: afeto + cuidado = confiança no cuidador e nas pessoas que o cerca;
  • Vertente negativa: o não cuidado + não afeto = desconfiança;
  • Vertente positiva: confiança nos pais, no mundo e em si próprio;
  • Virtude social adquirida: esperança.

FASE 2: Autonomia x Vergonha

  • Idade: entre os 18 meses aos 3 anos;
  • Vontade própria x Normas e regras sociais;
  • explorar o mundo, meio em que vive e o próprio corpo = autonomia;
  • Vertente negativa: rigidez = vergonha;
  • Vertente positiva:desenvolvimento da autonomia ;
  • Virtude social adquirida: desejo.


FASE 3: Iniciativa x Culpa

  • Idade: entre os 3 anos aos 6 anos (idade escolar);
  • Já sabe o que pode e o que não pode fazer, percebe as diferenças sexuais, os papéis desempenhados por mulheres e homens na sua cultura (conflito edipiano pra Freud);
  • Primeiros questionamentos: serei bom ou serei mau?
  • Vertente negativa: se a curiosidade “sexual” intelectual, natural for reprimida e/ou castigada poderá desenvolver um sentimento de culpa e diminuir sua iniciativa de explorar novas situações ou de buscar novos conhecimentos;
  • Vertente positiva: a criança estimulada, toma iniciativas sem sentimentos de culpa, explora o mundo e adquire novas experiências;
  • Virtude social adquirida: propósito.

FASE 4: Domínio x Interferência
  • Idade: entre os 6 anos aos 12 anos
  • Período escolar – processo de alfabetização – convívio com pessoas que não são seus familiares, o que exigirá maior sociabilização, trabalho em conjunto, cooperatividade
  • Percebe-se como pessoa
  • Reafirma as fases anteriores: sem confiança, autonomia e iniciativa a criança não poderá afirmar-se, nem sentir-se capaz;
  • Vertente negativa: o sentimento de inferioridade pode levar a bloqueios cognitivos, descrença quanto às suas capacidades e atitudes regressivas;
  • Questionamento: serei competente ou incompetente?
  • Virtude social adquirida: competência.

FASE 5: Identidade x Confusão de papéis

  • Idade: dos 12 aos 18 anos;
  • Esta fase marca o período da adolescência;
  • É neste estágio que se adquire uma identidade psicossocial;
  • Há uma recapitulação e reafirmação dos elementos já adquiridos (crise de identidade)
  • Vertente negativa: a perda de laços familiares, falta de apoio no crescimento, dificuldade em lidar com as mudanças, falta de laços sociais e exteriores à família e insucesso no processo de separação emocional entre a criança e as figuras de ligação são fatores que contribuem para a confusão da identidade;
  • Questionamento: Quem sou eu?
  • Virtude social adquirida: Fidelidade.

FASE 6: Intimidade x Isolamento

  • Idade: dos 20 aos 35 anos;
  • Nesse momento o interesse, além de profissional, é em estabelecer relações íntimas, profundas e duradoras (amorosa e amizades);
  • Vertente negativa: para os que não conseguem estabelecer compromissos, nem troca de afetos com intimidades a tendência será o isolamento temporário ou duradouros.
  • Questionamento: deverei partilhar a minha vida ou viverei sozinho?
  • Virtude social adquirida: Amor.

FASE 7: Generatividade x Estagnação

  • Idade: dos 35 aos 60 anos;
  • Afirmação pessoal: no trabalho e familiar, podendo ser produtivo em várias áreas;
  • Generatividade: necessidade de orientar a geração seguinte e investir na sociedade que está inserido;
  • Estagnação: quando os adultos não se sentem mais úteis;
  • Virtude social adquirida: Cuidado com o outro;

FASE 8: Integridade x Desesperança

  • Idade: a partir dos 60 anos;
  • Auto avaliação: do que fez na vida e sobretudo do que fez da vida;
  • Integridade: balanço positivo do seu percurso vital + sonhos e desejos (mesmo que não tenha realizado a todos) = satisfação = aceitação da idade;
  • Desesperança: sentimento nutrido por aqueles que consideram sua vida mal sucedida, lamenta as oportunidades perdidas, sentem que é tarde para reconciliar consigo mesmo, corrigindo os erros;
  • Questionamento: Valeu a pena ter vivido?
  • Virtude social adquirida: Sabedoria.

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