O DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL
Erik Erikson em sua teoria do desenvolvimento psicossocial enfatiza o
Ego, diferentemente de Freud que enfatizava mais o Id. Para Erikson o
crescimento psicológico ocorre por meio de oito fases, não ao
acaso, mas pela interação do indivíduo com o meio em que vive.
Para cada fase descrita por Erik, há duas vertentes, uma positiva e
outra negativa, ambas importante para o desenvolvimento psicossocial,
contudo é essencial que a vertente positiva se sobreponha a negativa
e é a forma com que cada fase é ultrapassada que influenciara na
capacidade de se resolver os conflitos inerentes à vida.
ESQUEMATIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL SEGUNDO ERIK ERIKSON
FASE 1: Confiança x Desconfiança
- Idade: de 0 aos 18 meses;
- Dependência do cuidador: afeto + cuidado = confiança no cuidador e nas pessoas que o cerca;
- Vertente negativa: o não cuidado + não afeto = desconfiança;
- Vertente positiva: confiança nos pais, no mundo e em si próprio;
- Virtude social adquirida: esperança.
FASE 2: Autonomia x Vergonha
- Idade: entre os 18 meses aos 3 anos;
- Vontade própria x Normas e regras sociais;
- explorar o mundo, meio em que vive e o próprio corpo = autonomia;
- Vertente negativa: rigidez = vergonha;
- Vertente positiva:desenvolvimento da autonomia ;
- Virtude social adquirida: desejo.
FASE 3: Iniciativa x Culpa
- Idade: entre os 3 anos aos 6 anos (idade escolar);
- Já sabe o que pode e o que não pode fazer, percebe as diferenças sexuais, os papéis desempenhados por mulheres e homens na sua cultura (conflito edipiano pra Freud);
- Primeiros questionamentos: serei bom ou serei mau?
- Vertente negativa: se a curiosidade “sexual” intelectual, natural for reprimida e/ou castigada poderá desenvolver um sentimento de culpa e diminuir sua iniciativa de explorar novas situações ou de buscar novos conhecimentos;
- Vertente positiva: a criança estimulada, toma iniciativas sem sentimentos de culpa, explora o mundo e adquire novas experiências;
- Virtude social adquirida: propósito.
FASE 4: Domínio x Interferência
- Idade: entre os 6 anos aos 12 anos
- Período escolar – processo de alfabetização – convívio com pessoas que não são seus familiares, o que exigirá maior sociabilização, trabalho em conjunto, cooperatividade
- Percebe-se como pessoa
- Reafirma as fases anteriores: sem confiança, autonomia e iniciativa a criança não poderá afirmar-se, nem sentir-se capaz;
- Vertente negativa: o sentimento de inferioridade pode levar a bloqueios cognitivos, descrença quanto às suas capacidades e atitudes regressivas;
- Questionamento: serei competente ou incompetente?
- Virtude social adquirida: competência.
FASE 5: Identidade x Confusão de papéis
- Idade: dos 12 aos 18 anos;
- Esta fase marca o período da adolescência;
- É neste estágio que se adquire uma identidade psicossocial;
- Há uma recapitulação e reafirmação dos elementos já adquiridos (crise de identidade)
- Vertente negativa: a perda de laços familiares, falta de apoio no crescimento, dificuldade em lidar com as mudanças, falta de laços sociais e exteriores à família e insucesso no processo de separação emocional entre a criança e as figuras de ligação são fatores que contribuem para a confusão da identidade;
- Questionamento: Quem sou eu?
- Virtude social adquirida: Fidelidade.
FASE 6: Intimidade x Isolamento
- Idade: dos 20 aos 35 anos;
- Nesse momento o interesse, além de profissional, é em estabelecer relações íntimas, profundas e duradoras (amorosa e amizades);
- Vertente negativa: para os que não conseguem estabelecer compromissos, nem troca de afetos com intimidades a tendência será o isolamento temporário ou duradouros.
- Questionamento: deverei partilhar a minha vida ou viverei sozinho?
- Virtude social adquirida: Amor.
FASE 7: Generatividade x Estagnação
- Idade: dos 35 aos 60 anos;
- Afirmação pessoal: no trabalho e familiar, podendo ser produtivo em várias áreas;
- Generatividade: necessidade de orientar a geração seguinte e investir na sociedade que está inserido;
- Estagnação: quando os adultos não se sentem mais úteis;
- Virtude social adquirida: Cuidado com o outro;
FASE 8: Integridade x Desesperança
- Idade: a partir dos 60 anos;
- Auto avaliação: do que fez na vida e sobretudo do que fez da vida;
- Integridade: balanço positivo do seu percurso vital + sonhos e desejos (mesmo que não tenha realizado a todos) = satisfação = aceitação da idade;
- Desesperança: sentimento nutrido por aqueles que consideram sua vida mal sucedida, lamenta as oportunidades perdidas, sentem que é tarde para reconciliar consigo mesmo, corrigindo os erros;
- Questionamento: Valeu a pena ter vivido?
- Virtude social adquirida: Sabedoria.
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